Não. A resposta para a pergunta do título é "não". A gramática não é uma inimiga, mas pode ser uma grande aliada na hora de aprender inglês ou qualquer outro idioma.
Pense no português. Quando crianças, aprendemos a nos comunicar ouvindo o que os nossos pais e as outras pessoas ao nosso redor falam. Porém, nem sempre eles vão falar de maneira certa. O povo brasileiro, por exemplo, fala muitas coisas erradas. Não é nada incomum ouvir alguém falando "nois vai" ou "a gente estamos" na informalidade do dia a dia. Mas sabemos que aquilo ali está errado. E como sabemos disso? Bem, pela gramática.
É a gramática que nos diz que "nois vai" é errado e "nós vamos" é a forma correta. Não é diferente para os outros idiomas. Peguemos o inglês como exemplo. Se você não souber absolutamente nada de gramática, é possível que você fale "I are" ou "I is" ao invés de "I am", que significa "eu sou" ou "eu estou". Por mais bobo que possa parecer, tem gente que, sim, comete esses erros gramaticais.
É a gramática que ensina a forma correta. Não significa que você não vai aprender absolutamente nada sem ela; significa que você vai cometer menos erros e vai entender o porquê das coisas. Mas não é necessário virar um "louco da gramática" para aprender e entender um idioma. Você só precisa do básico para não cometer deslizes bobos.
Pense na gramática como o motor de um carro — sem ela, você não anda; mas se só olhar para o motor e nunca dirigir, também não chega a lugar nenhum.
Se você, assim como eu, não consegue aprender um idioma sem auxílio da gramática, então está no lugar certo. Se você acha que a gramática é inútil e atrapalha mais do que ajuda, então também está no lugar certo, afinal os conteúdos do Snakkna serão muito mais que apenas posts sobre gramática. Aqui você vai ver que gramática é importante, mas prática e exposição diário ao idioma são igualmente essenciais!